NOVA OBRA SOBRE EGIPTOLOGIA NO BRASIL



“Tempo e Espaço no Egito Antigo” é o título e o tema central da obra concebida pelo egiptólogo Ciro Flamarion Cardoso, Prof. Titular de História Antiga da Universidade Federal Fluminense,  e publicada pelo Programa de Pós-Graduação em História da mesma universidade. Entre os autores que contribuíram nesta obra coletiva estão um argentino e seis brasileiros, alunos e ex-alunos de Ciro Cardoso nos cursos de mestrado e doutorado da UFF. Dentre estes, dois atuam no Museu de Arqueologia e também integram o Laboratório de Estudos Egiptológicos (LEE-UFF/CNPq), juntamente com os demais.

Ciro Flamarion Cardoso, Prof. Titular de História Antiga da UFF, concebeu a obra "Tempo e Espaço no Egito Antigo"

Por ordem de publicação, a introdução coube aos organizadores, Ciro Cardoso e Haydée Oliveira, que discorrem sobre o tema de uma forma ampla, a partir da contribuição de diversos pesquisadores. Na sequência seguem os artigos de Nely Feitosa Arrais (O nomo e o controle administrativo no Antigo Egito), Marcelo Campagno (Notas sobre espacio, tiempo y alteridad en el Antiguo Egipto) e Ciro Flamarion Cardoso (Tempo e espaço no antigo Egito: sua fundamentação mítica sob o Reino Novo). Na continuação estão as contribuições de Gisela Chapot (El Amarna: O Horizonte do Disco Solar); Liliane Cristina Coelho (Arquitetura doméstica no Egito do Reino Médio; usos do espaço na cidade de Lahun), Haydée Oliveira (Os templos egípcios e seus espaços) e Moacir Elias Santos (Entre as casas e as tumbas: alterações do espaço em Deir El-Medina durante o Reino Novo).
No Paraná o livro pode ser adquirido nas Livrarias Curitiba, na Livraria do Chain e no Museu de Arqueologia. Já em Niterói, diretamente na Universidade Federal Fluminense.